sexta-feira, dezembro 23, 2016

Estratégias de Marketing para Restaurantes e Bares


Invista em marketing de relacionamento.

Convide clientes, fãs e parceiros para participarem de novos projetos e desafios. Envolva-os em novas estratégias, inclua o cliente nas atividades propostas pelo estabelecimento e torne-os amigos, faça com que eles sintam-se em bem em seu estabelecimento.
Crie uma fã-page no Facebook divulgando os cardápios do seu estabelecimento. Ofereça descontos e cupons especiais para quem curte e compartilha a sua página, como também benefícios para quem traz clientes novos. Não deixa de ser uma forma de fidelizar seu cliente através de investimento em marketing informal ou boca a boca.
Desenvolva vantagens especiais.
Vá além dos tradicionais descontos e crie promoções diferentes em épocas sazonais como aniversário, dias das mães e afins. Aproveite essas datas comemorativas em que as pessoas tendem a comemorar com refeições entre amigos/família e atraia-os para o seu estabelecimento.
Evidencie o seu diferencial.
Fortaleça o seu posicionamento e sua imagem associando seu negócio a características que só seu estabelecimento tem. Pode ser o cafezinho de cortesia, a feijoada do sábado, o churrasco de domingo, o buffet de sopas exclusivo para o inverno e até mesmo a sua sobremesa! Seja qual for o seu diferencial, explore-o. Esta é a melhor maneira de assegurar ao cliente o porquê dele optar por seu negócio ao invés do concorrente.
Firme parcerias.
Os blogs sobre diversos temas estão em alta, Porque não se beneficiar desta visibilidade e investir em sites de culinária, com receitas práticas para o dia-a-dia e afins? Uma forma de criar parceria é patrocinar um “quadro x” semanal que ensine uma receita ou algum truque utilizado no seu estabelecimento, associando a sua imagem a destes perfis.
Inove! Esteja sempre pronto para surpreender seus clientes.
Ter um cardápio fixo é uma ótima maneira de manter o seu cliente ciente de suas opções. Mas acrescentar novidades e surpreende-los é um jeito de agradar o cliente lhe oferecendo algo a mais do que o proposto. Pode ser um tempero diferente, um acompanhamento, etc. Pequenas diferenças são notadas como positivas, pois demonstram que seu estabelecimento se preocupa em manter-se atualizado, sem estagnar-se.
Associe-se com lideranças locais.
Entre em contato com o representante do bairro, reúna-se com lideres de sindicatos, disponha o seu estabelecimento para sediar reuniões, etc. Apresente toda uma gama de benefícios caso tal líder opte por fechar com seu negócio, dispondo-se a lhe oferecer toda a estrutura e suporte necessário para a realização dos eventos.
Seja uma empresa engajada.
Estamos em uma era onde engajar-se em causas e movimentos sociais são indispensáveis para se construir uma boa imagem. Nestes casos, programe eventos beneficentes com foco em arrecadação de fundos para instituições não governamentais sem fins lucrativos. Você também pode participar ou promover festivais culinários locais. É uma ótima maneira de divulgar seu cardápio e assegurar autoridade sobre o preparo da receita.


Fonte: Mogo Smart