terça-feira, dezembro 20, 2016

Como Fazer o Controle Financeiro do Seu Restaurante



Um negócio bem sucedido começa através de uma boa gestão administrativa. Uma das tarefas da gestão é o controle financeiro.
O que muitas empresas e pequenos empreendedores acabam fazendo a princípio é iniciar os seus negócios sem dimensionar o quanto precisa de capital de giro. E então, quando as contas chegam, percebem que ainda não receberam dos clientes.
Para evitar que isso aconteça e traçar a dimensão destas variáveis, um acompanhamento detalhado e um bom planejamento são indispensáveis. Veja como começar a fazer o controle financeiro do seu negócio:
Administre o fluxo de caixa minunciosamente
Com um controle frequente no fluxo de caixa é possível fazer um levantamento financeiro para determinado período. Então é bom estar ciente das necessidades e organizar entradas e saídas de receita. Para tanto, realize o registro diário de contas a pagar, receber, controle de estoque e vendas com um bom software de gestão.
Trace o demonstrativo de resultados
Descubra o custo de mercadorias, o valor de venda dos produtos, despesas variáveis e fixas. Com estes dados em mãos você pode calcular o lucro líquido, independente dos recebimentos ou pagamentos a serem feitos, chegando ao que chamamos de “margem de contribuição”. A margem de contribuição (MC) é o resultado da diferença entre a receita total, suas vendas com despesas e custos variáveis.
Vamos entender melhor: Imagine que sua empresa planeje vender 100 unidades de um determinado produto a R$ 20,00 cada unidade. Para produzir cada unidade deste produto, sua empresa tem um custo de R$ 5,00 e, digamos, mais R$ 3,00 de despesas gerais (também chamadas de despesas variáveis). Portanto, nossa Margem de Contribuição ficaria:
                                    MC = VU x QP – (CP + DV)
  • MC: Margem de contribuição.
  • VU: Valor Unitário (valor de venda do produto)
  • QP: Quantidade de produto a venda (nesse caso 100)
  • CP: Custo do produto
  • DV: Despesas Variáveis

Aqui então temos sua Margem de Contribuição ou lucro líquido, de 60%. Quer dizer que para cada unidade do produto que você vender a R$ 20,00, você terá um lucro de R$ 12,00.

Mantenha um controle rigoroso

Compare os lançamentos e notas fiscais, verifique com os seus funcionários possíveis discordâncias de valores. Analise brechas (como descontos, cortesias, etc) que possam vir a prejudicar a empresa e suas metas a longo prazo.
Trabalhe bem o seu dinheiro
O controle e a mensuração de dados é o primeiro passo da sua gestão. Para administrar bem o seu negócio, é necessário ir além e trabalhar cada centavo que está envolvido o seu dinheiro. Procure por em prática essas dicas:
  • Encerre seu mês operacional todo dia 25, neste período você terá o tempo necessário para realizar os cálculos e confeccionar as folhas de pagamento.
  • Esteja atento a conferências e checagens do saldo de caixa e verifique vales e valores pendentes das vendas do dia/semana/mês.
  • Compre tudo que puder à prazo e negocie os melhores prazos possíveis. Tenha em mente que nem sempre os pagamentos são a vista e com prazo estendido você poderá arrecadar o valor necessário.
  • Desfaça-se de mercadorias paradas e, em falta de dinheiro, compre em menores quantidades, diminuindo os estoques.
Conhecer a situação como um todo é essencial para que você saiba a hora certa de investir mais. Por meio de relatórios é possível obter um reconhecimento maior do fluxo de caixa, que é o montante gasto e recebido durante um período.
Você pode adotar um sistema que automatiza procedimentos e lhe oferece todos os dados necessários para traçar novos planejamentos e uso de recursos para subsidiar o próprio crescimento.

Fonte: Mogo Smart