Saiba como montar um restaurante self-service e lucrar. Hoje em dia um dos formatos mais conhecidos e mais populares de restaurante é o self-service. Devido à necessidade de uma alimentação saudável com custo mais em conta, este modelo de restaurante vem se tornando popular e surgindo no mercado como solução no ramo de alimentação.
Os restaurantes, sejam eles de luxo ou não, são uma excelente forma de negócio, pois estão no setor que mais cresce da economia, o de alimentação. Em muitas cidades, é uma necessidade do trabalhador fazer uma refeição fora e, pelo preço e variedade, o self-service sempre é uma ótima opção de escolha.
Os restaurantes, sejam eles de luxo ou não, são uma excelente forma de negócio, pois estão no setor que mais cresce da economia, o de alimentação. Em muitas cidades, é uma necessidade do trabalhador fazer uma refeição fora e, pelo preço e variedade, o self-service sempre é uma ótima opção de escolha.
Atualmente montar um restaurante self-service tem se tornando um excelente modelo de negócio. A população trabalhadora, bem como a que sempre dá preferência a se alimentar fora de casa, tende a crescer cada vez mais, tornando este modelo de empreendimento uma excelente opção para lucro. Para algumas pessoas é extremamente vantajosa ter uma alimentação fora de casa pelo custo-benefício, além da comodidade de não precisar fazer sua refeição para levar na bolsa no trabalho.
É um investimento excelente, porém, que deve ser encarado como negócio sério e não apenas como complementação de renda, pois precisa de um planejamento no investimento do capital e boa administração. Para quem quiser entrar neste ramo de negócio, veja a seguir um passo a passo simples de etapas que precisam ser cumpridas para o seu empreendimento funcionar muito bem.
Concorrência de um restaurante self-service
Sempre que se for abrir um novo empreendimento é preciso observar a concorrência, o que não é baixa no setor de alimentação. Hoje em dia encontramos um pequeno restaurante em cada esquina de ambientes comerciais, bem como os shoppings com suas praças de alimentação. Em capitais é comum encontrar bairros inteiros conhecidos pelos seus restaurantes, bem como centros comerciais com uma repleta deles.
A concorrência é grande, mas serviço com qualidade é produto raro e sempre há espaço para mais um. Há locais onde há pouco mais de três restaurantes que não são tão bons e é aí que seu empreendimento pode ser bem sucedido. Enfrentar a concorrência diretamente pode não ser uma boa ideia, pressupondo que todos tenderão a baixar o preço de seus pratos para que você saia logo. Quando se monta um restaurante é uma regra: nos três primeiros meses, para conseguir freguesia e estabilizar o capital é preciso ter força e caixa guardado e a concorrência sabe disso, podendo baixar os preços para falir o seu restaurante logo de início, então melhor fugir da concorrência direta e optar por ruas não tão concorridas, mas que são movimentadas.
Localização
Tudo vai depender do porte do seu restaurante e do tipo de alimentação que ele vai servir. Em sua maioria, os restaurantes self-service são voltados a servir almoço e os horários entre onze da manhã e duas da tarde são os mais lotados. Servindo almoço, o ideal é estar próximo a grandes empresas, edifícios comerciais repletos de escritórios e do grande comércio, onde há grande fluxo tanto de empregados como de clientes, ambos os públicos precisando se alimentar. Estar próximo a este público e servir um almoço de qualidade com bom preço é sinal de lucro na certa.
O imóvel deve ser adaptado para tal empreendimento, contando com um banheiro e pia para lavar as mãos, cozinha ampla e salão. Algumas pessoas conseguem transformar muito bem uma casa em um restaurante de luxo ou com uma estrutura bem atraente.
Montando a estrutura de um restaurante self-service
Assim como em todo restaurante, o investimento aqui é bem alto. Estima-se um custo inicial de R$ 50 mil apenas com a montagem do maquinário e móveis, sem contar o custo dos funcionários e licenças necessárias, em especial a da Vigilância Sanitária, que fica em torno de R$ 500 para um estabelecimento alimentício, onde as regras são mais severas e os restaurantes estão sujeitos a fechamento e multa diária em caso de insistência de abertura do espaço sem autorização.
Quanto ao maquinário, é preciso ter apenas um ou dois fogões industriais para funcionamento, vai depender da variedade de alimentos e da quantidade de cozinheiros, um ou dois freezers e geladeira comum para as bebidas e também para frutas e verduras. O principal é ter um balcão para self-service, podendo este ser térmico ou não, sendo o térmico o ideal para manter o alimento quentinho por várias horas. Para quem não sabe o que é este balcão, trata-se daquela estrutura de metal onde são colocados os pratos com pequenos ganchos e conchas para os clientes irem servindo seu próprio prato. Caso seja um restaurante self-service a quilo, é preciso ainda uma balança de precisão.
Em móveis, recomenda-se ter uma mesa na cozinha para o preparo dos alimentos com cadeira, um balcão para atendimento e pagamento, podendo ser em madeira ou tijolos mesmo, ao menos 10 mesas de início com 40 cadeiras. Caso considere muito, opte por modelos de cinco mesas, ideais para pequenos restaurantes de centros comerciais. No mais, são necessários pequenos itens como máquina registradora, pratos, copos e talheres, guardanapos, panelas, facas para culinária, mesa de corte de carne, entre outros pequenos itens a serem listados para compra, para que nada falte na hora da inauguração.
Serviços e administração de um restaurante self-service
O modelo de restaurante self-service com peso foi um sucesso quando inventado nos anos 90, mas hoje em dia pode não ser uma forma tão vantajosa para o cliente, que anda apreciador de um self-service sem balança. Tais restaurantes funcionam da seguinte forma: o cliente se serve sozinho em massas, verduras e frutas e para compor o prato, a carne é servida apenas pelos funcionários, sendo em média duas opções de carne. O valor cobrado é fixo, onde há a vantagem que muitos clientes comem mais que o estipulado em gramas e outros comem menos, equilibrando a economia. Mas, pesquise e escolha qual o tipo de restaurante vai atender melhor as suas expectativas.
Servir bebidas é de extrema importância, sejam sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas ou água. Opte pelas bebidas como sendo um complemento e não se esqueça de os oferecer a todos os clientes.
Vinicius Gonçalves