Dicas para potencializar a comunicação entre sua rede de franquias
A comunicação é uma questão crucial para qualquer empresa, mas para as franquias ela se torna ainda mais estratégica. Muitas vezes a distância física entre as lojas de uma rede e a falta de clareza na troca de informações entre franqueador e franqueado potencializam problemas e conflitos. Para encontrar o equilíbrio dessa questão, é preciso que a rede fale a mesma língua. A Central do Franqueado separou algumas dicas que irão potencializar a comunicação entre a sua rede de franquias. Confira:
1. Defina a mensagem que você deseja transmitir
Quais são as informações estratégicas que precisam ser conhecidas por toda a rede? Definir esses assuntos ajudará a franqueadora a eleger prioridades e selecionar os canais mais adequados para compartilhar essas mensagens. Ao formatar o conteúdo que será repassado, busque ser conciso e organizado. De nada adianta criar um manual de 50 páginas, com informações estratégias espalhadas de forma desorganizada, se você sabe que a maioria das pessoas não terá tempo e paciência para ler todo o material completo. Para comunicados importantes, procure criar materiais breves.
2. Crie uma estrutura de comunicação e marketing
Se você não possui verba para isso, defina ao menos uma pessoa ou uma equipe responsável por responder às demandas dessa área com rapidez e eficácia. Essa estratégia facilita a comunicação com os franqueados, pois centraliza as questões de comunicação em um só lugar, evitando que as informações se percam em um processo desorganizado. A criação de uma estrutura também incentiva o estabelecimento de uma cultura de comunicação interna e fornece inúmeras informações estratégicas para a própria rede, como por exemplo, quais são as demandas e dúvidas mais recorrentes dos franqueados. A partir disso, é possível tomar medidas e fazer mudanças.
Se possível, também crie um comitê para crises de comunicação e estabeleça estratégias de ação para o caso da rede algum dia enfrentar algum problema nessa esfera. A maioria das empresas não planeja como agir em momentos ruins e acaba tendo sua imagem manchada por conta de funcionários e gestores despreparados para lidar com a imprensa e autoridades.
Uma dica de ação nesses casos:
- coordene internamente quais atitudes serão tomadas no caso de uma crise;
- prepare um material para ser publicado na imprensa ou nos canais de comunicação da marca;
- elenque as instituições que deverão ser notificadas do problema.
3. Crie canais de comunicação com a rede
São muitas as opções de canais de comunicação com a rede: intranet, newsletters, serviços de apoio ao franqueado, entre outros. Uma dica é manter um canal organizado, que contenha, em um só lugar, notícias, material de consulta, manuais e espaço para comunicação de dúvidas e outras questões.
A Central do Franqueado oferece essa solução para seus clientes através da sua plataforma, que possui módulos de atendimento aos franqueados, para envio e armazenamento de manuais e documentos importantes, para realização de treinamentos online, entre outras questões operacionais importantes.
O importante aqui é evitar espalhar demais as informações estratégicas da sua franquia por diversos canais. Procure concentrar tudo em apenas um lugar que seja acessível e tenha uma usabilidade amigável aos franqueados.
4. Realize eventos como convenções e treinamentos com certa frequência
Eventos internos, cursos, convenções presenciais e comitês são importantes canais de comunicação com seus franqueados. Através dessa estratégia, o franqueador pode apresentar pessoalmente o balanço de suas atividades, dividir estratégias e planos futuros e ainda coletar feedbacks e sugestões dos seus franqueados. Além de um ótimo espaço de comunicação, essas ações proporcionam um melhor relacionamento entre franqueadores e franqueados.
Fonte: Central do Franqueado