Negociação entre Luxottica e Óticas Carol durou 1 ano,
revela CEO - Ronaldo Pereira falou da venda da rede brasileira para italianos.
A venda da rede de franquias Óticas Carol para o
grupo italiano Luxottica nesta segunda-feira (30/01) demorou cerca de um ano
para ser finalizada, informou o CEO da empresa brasileira, Ronaldo Pereira à
ANSA.
"A negociação vem sendo trabalhada há um ano
porque há uma série de detalhes que foram sendo resolvidos. Ela traz a premissa
de uma musculatura mais forte para a Óticas Carol, que vem crescendo na casa de
dois dígitos, e esperamos que esse resultado seja obtido também em 2017",
disse Pereira em entrevista à ANSA.
Mais cedo, em nota conjunta, os dois grupos
anunciaram a venda de 100% da Óticas Carol para a marca italiana por 110
milhões de euros (cerca de R$ 366 milhões). A negociação ainda está sujeita a
aprovação dos órgãos regulatórios brasileiros.
De acordo com Pereira, os "planos conjuntos de
investimentos ainda não foram feitos, até porque temos que esperar a
autorização da negociação pelo Cade, mas estamos otimistas que essa autorização
saia de maneira rápida ainda no primeiro semestre de 2017".
No entanto, ele adiantou que "o que temos é um
plano nosso, um plano forte e agressivo, que acredito será aprovado" pela
Luxottica. De acordo com Pereira, a meta é abrir 175 novas lojas franqueadas em
2017.
Ao anunciar a compra, o presidente-executivo da
Luxottica, informou que "o Brasil é um país no qual sempre acreditamos e
estamos presentes há 25 anos" e que esse será "um passo além"
nos investimentos no país.
A Luxottica é a líder mundial no mercado de óculos
premium e de luxo, sendo a dona das marcas Ray-Ban e Oakley, além de
desenvolver linhas com grifes como Giorgio Armani, Chanel, Dolce&Gabbana,
Prada, Versace e Valentino. Atualmente a marca está presente em 150 países, com
mais de 7,4 mil lojas.
Pereira pode
adiantar que o formato da rede, que tem 950 franquias no Brasil atualmente,
será mantido e que, mesmo com a crise econômica, a Óticas Carol deve apresentar
crescimento.
"Com a crise, alguns setores no Brasil tiveram
grandes perdas, de até dois dígitos, mas não tivemos esse problema porque nos
preparamos para isso, nos fortalecemos internamente", explicou o CEO,
ressaltando que a marca conseguiu ter um forte foco na área de saúde.
Além da parceria com as Óticas Carol, neste mês de
janeiro, o grupo italiano anunciou uma fusão com a marca francesa Essilor, em
um matrimônio de 50 bilhões de euros, que gerará um fluxo de receitas de 14
bilhões de euros em vendas.
Sobre a negociação entre Luxottica e Essilor,
Pereira ressaltou que não houve nenhuma interferência "até porque nossa
negociação começou antes".
A Óticas
Carol foi fundada em 1997 e trabalha através de uma rede de franquias, que
geram um faturamento anual de cerca de 200 milhões de euros.
Fonte: Agência ANSA – via Jornal do Brasil