Rival do Uber Eats, SpoonRocket
aposta em entrega rápida para crescer no Brasil - Comprado pelo iFood em março
de 2016, serviço criado nos EUA começou a operar no Brasil alguns meses depois
e hoje atua em SP, RJ, Curitiba e Brasília.
Lançado oficialmente no Brasil em
setembro de 2016, o SpoonRocket já opera em quatro cidades brasileiras: São
Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília, destino mais recente do serviço de Delivery. Por enquanto, o rival Uber Eats, que desembarcou por aqui em
dezembro, está presente apenas na capital paulista.
Em seus primeiros meses no
mercado brasileiro, entre setembro e dezembro do ano passado, o SpoonRocket
alcançou a marca de 60 mil pedidos entregues em SP, RJ e Curitiba - a capital
federal recebeu o serviço apenas em janeiro de 2017.
Mudanças
Comprado pelo iFood em março de
2016, o SpoonRocket foi reformatado pela empresa brasileira de entrega de
comida antes de começar a operar no país, onde possui aplicativos para
aparelhos iOS e Android.
Isso porque o serviço criado nos
EUA cuidava de todas as pontas na sua terra natal, incluindo a preparação dos
pratos e a entrega das encomendas, enquanto que aqui no Brasil o foco é
oferecer o serviço de delivery para restaurantes que ainda não possuem essa
modalidade, da mesma forma como o Uber Eats atua - o iFood, por outro lado,
funciona como um marketplace para estabelecimentos que já possuem serviço de
entrada de comida.
Outra mudança nesta vinda ao
Brasil foi a forma de entrega dos pedidos, uma vez que a empresa usava carros
para o delivery nos EUA. Por aqui, como esperado, a opção foi pelos motoboys,
provavelmente a única saída viável para a maioria das grandes cidades
brasileiras.
Entrega rápida e app simples
Segundo a empresa, o tempo médio
baixo de entrega (em torno de 30 minutos) é possível por uma variedade de
fatores. “Essa entrega rápida acontece porque escolhemos restaurantes que são
próximos e selecionamos os pratos que possam ‘viajar bem’ com os motoboys e que
tenham tempo de preparo menor. Além disso, usamos um algoritmo logístico, que
compramos na Califórnia do SpoonRocket, para o entregador ir buscar o pedido
rapidamente”, explica o CEO da empresa, Roberto Gandolfo.
Expansão
Principal mercado do SpoonRocket
no Brasil, São Paulo possui atualmente cerca de 400 estabelecimentos
cadastrados no aplicativo, número bem maior do que os locais disponíveis nas
outras cidades. Para efeito de comparação, no Rio de Janeiro o app possui cerca
de 100 restaurantes cadastrados contra 30 em Curitiba e pouco mais de 20 em Brasília.
Para 2017, o plano é iniciar
operação em outras capitais do Brasil, como já aconteceu em janeiro com
Brasília. No entanto, a empresa não revela quais serão os seus próximos
destinos no país.
Fonte: IDG Now