segunda-feira, outubro 24, 2016

7 truques que restaurantes usam para aumentar os lucros..


As ciências comportamentais estão cada vez mais importantes no mundo dos negócios. Recentemente, a Galileu publicou uma matéria que aponta as maneiras como os restaurantes fazem os clientes consumirem mais. Utilizar de diversos truques, testados e que funcionam, faz os consumidores satisfeitos e dispostos a gastarem mais. Reunimos aqui os mais importantes.


Se você é empreendedor da área, encare como dicas. Se é apenas um consumidor, fique de olho e saiba como identificar tais estratégias e economizar.

1 – Eles não usam símbolos monetários
Menus com símbolos relacionados a dinheiro vendem menos. O símbolo remete ao fato de gastar dinheiro e isso faz com que se consuma de maneira pensada.

2 – Números quebrados
Valores terminados em 9, como “1,99” tendem a significar valor e não qualidade. Mas, segundo algumas pesquisas, valores quebrados são considerados amigáveis.

3 – Descrever a comida aumenta o número de vendas
Menus descritivos animam o consumidor e, pratos explicados de maneira romantizada vendem 27% a mais, segundo pesquisa da Universidade de Illinois.

4 - Comida lembra família
Os clientes gostam quando os nomes de estabelecimentos têm ligações familiares. Apelando para a nostalgia, não se assuste ao se deparar com o “Churrasco do Tio” ou “Macarronada da Mama”.

5 – Termos étnicos garantem autenticidade
Segundo um estudo na Universidade de Oxford, termos étnicos ou geográficos, como usar nomes italianos para comidas em restaurantes italianos, atrai a atenção do cliente para o tipo de comida que está sendo oferecido.

6 – Itens extremamente caros chamam a atenção para os mais baratos
Restaurantes usam artigos muito caros para destacar os baratos. Ou seja: você deixa de comprar o mais caro por ter razões de comprar o mais barato: o preço.

7 – Restaurantes oferecem dois tamanhos de porções para um mesmo produto
Essa estratégia é conhecida como bracketing. Sem ideia do tamanho da porção menor, o consumidor assume que o valor vale a pena. Porém, a intenção do restaurante é a de que o cliente realmente compre a menor, para isso inflacionam a maior.


HSharers Group
“Gestão de Negócios para restaurantes e Bares”
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