sexta-feira, janeiro 20, 2017

Como manter a motivação profissional em seu Restaurante e Bar

Motivação profissional pode ser determinante no desempenho de sua empresa

Entre ano, sai ano, e o objetivo de todo empreendedor é mesmo: um melhor desempenho da sua empresa em comparação com o período anterior. Para que isso aconteça, é importante prestar atenção em todos os detalhes. Você, por exemplo, já parou para conversar sobre motivação profissional com os seus funcionários?
Às vezes, uma simples troca de ideias pode levá-lo a entender sobre o que está se passando na cabeça dos seus empregados e por que isso, de alguma forma, tem afetado suas produções.
Essa é uma realidade presente em diversos ambientes corporativos. Segundo pesquisa recente da Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, apenas 34% dos funcionários estão plenamente motivados com seu trabalho e com a organização a que pertencem.
Ainda de acordo com o levantamento, empresas que oferecem oportunidades de carreira são seis vezes mais propensas a motivar seus funcionários, quase 2,5 vezes mais inclinadas a serem produtivas e quatro vezes menos sujeitas a perder talentos. O estudo ouviu 28 mil profissionais, de dez segmentos de atuação, em 15 países.

Como manter a motivação profissional dos seus funcionários

Dados como os da pesquisa citada acima só ressaltam o papel fundamental que um setor de Recursos Humanos (RH) tem em uma organização. Confira três atitudes que podem ajudar a manter a motivação profissional dos seus funcionários.

1. Converse com sua equipe

Como já mencionado anteriormente, conversar com seus subordinados pode ajudar a compreender melhor eventuais quedas de motivação. Uma dica é perguntar a eles, por exemplo, o que lhes deixa mais frustrados em suas rotinas diárias e o que pode ser melhorado.
Dessa forma, segundo Marcelo Braga, sócio da Search Consultoria em Recursos Humanos, será possível identificar o que pode ser feito de diferente para que metas não atingidas e resultados abaixo do esperado possam ser esclarecidos. “Momentos profissionais difíceis todos nós temos ou teremos um dia. A dinâmica da vida profissional é intensa e o que está perfeito hoje, pode não estar amanhã”, comenta.

2. Demonstre reconhecimento

Outra razão que pode fazer um funcionário perder a motivação profissional é não demonstrar o devido reconhecimento pelos trabalhos prestados. Por mais simples que alguma atribuição possa parecer, às vezes um simples agradecimento pode fazer toda a diferença para um funcionário inseguro.
Mostra que você se importa com o que ele está fazendo irá fazê-lo se sinta valorizado e reconhecido. Buscar formas de motivar funcionários é um desafio constante e de importância extrema para a produtividade, e o reconhecimento de colaboradores que apresentam um bom desempenho é fundamental.

3. Estabeleça bônus e premiações por produção

Quer melhor maneira de manter seus funcionários motivados do que atribuir bônus e premiações por objetivos alcançados? O regime de meritocracia é adotado em diversas empresas e consiste em estabelecer remunerações extras para metas atingidas. Assim, todo mundo busca ao máximo manter sua produção sempre em alta.
Essas premiações não precisam ser aplicadas diretamente no salário do trabalhador. Elas podem também vir através de uma promoção ou de uma plano de carreira. Mostrar como os funcionários podem progredir na organização é uma maneira de impulsionar o aprendizado e o desenvolvimento.
Fonte: Destino Negocio