EMPRESA FAZ ENTREGA DE
"SALADA FAST-FOOD" EM SÃO PAULO
A vida corrida das
grandes cidades deixa muita gente sem tempo para aproveitar o horário de
almoço. Às vezes, não dá nem para sair do computador. A alternativa é ligar
para um serviço de entrega qualquer. O problema é que a comida, provavelmente,
não será das mais saudáveis. No entanto, uma empresa abriu suas portas com o
objetivo de unir a praticidade do Delivery a uma alimentação de qualidade: a
Salada Urbana, que entrega saladas e massas em potes de vidro.
O criador da empresa é
o paulista Luis Lopes, 45 anos. Acostumado a viajar pelo mundo, ele conheceu um
negócio semelhante nos Estados Unidos. A diferença é que, no país, os produtos
em vending machines. "Quis fazer algo parecido, mas ainda mais saudável.
Quis vender algo realmente natural, sem conservantes, e pensei que o Delivery seria uma boa ideia", afirma. Lopes começou a trabalhar no projeto no fim
de 2013 e abriu a empresa em junho. Segundo ele, o investimento no negócio foi
de aproximadamente R$ 100 mil.
São sete saladas
diferentes, cada uma com características diferentes: há opções antioxidantes,
Detox e funcionais, além de variedades clássicas, com itens da estação e
ingredientes variados. Três tipos de molho – caesar, italiano ou azeite –
acompanham as saladas. A empresa também vende massas integrais, que acompanham
molho ao sugo ou Alfredo.
Todos os produtos
custam R$ 18. Também é possível comprar kits. Neste caso, quanto mais potes,
mais barato é o preço final por unidade. É possível comprar os produtos por
telefone ou pelo site da empresa.
A sede da Salada
Urbana fica na Granja Viana, distrito na região metropolitana de São Paulo.
Mesmo assim, as operações da empresa estão focadas na capital. Não é cobrado
frete para pedidos de quatro bairros da cidade: Moema, Pinheiros, Itaim Bibi e
Jardins. Para outras regiões, é preciso fazer um pagamento adicional para
receber os produtos.
Os pedidos devem ser
feitos com pelo menos 24 horas de antecedência. Por trabalhar com produtos sem
conservantes e prazo de validade menor, a empresa pede esse prazo para ter uma
quantidade de itens compatível à demanda do dia. "Nos comprometemos a
fazer a entrega até às 11h30 do dia seguinte", diz Lopes.
A escolha pelo vidro,
segundo o empreendedor, deu-se porque o material não interfere no sabor dos
ingredientes. "O vidro é mais caro, mas não altera o sabor e pode ser
reutilizado", afirma. Além disso, a Salada Urbana se encarrega de destinar
os potes usados a empresas de reciclagem. "Depois da segunda compra, o
entregador pode recolher os vidros usados pelos clientes. Cerca de 80% das
pessoas devolvem os recipientes", afirma. Os clientes recorrentes ainda
podem participar de uma promoção: a cada 20 potes devolvidos, eles ganham uma
salada grátis.
Para o futuro, os
planos são vários. Um dos caminhos é colocar geladeiras com os potes em
academias. Além disso, ele já pensa em ampliar a operação, a fim de oferecer
frete grátis para outras regiões de São Paulo. Por fim, o empreendedor já
estuda a entrada do negócio no franchising. Mas nenhum desses cenários é
concreto. "Tudo ainda é muito novo. Não imaginava tanto sucesso. Vamos
estudar o melhor caminho a seguir."
Fonte Pequenas
Empresas Por Adriano Lira