Empreender com baixo investimento? As microfranquias vieram para ficar e são perfeitas para este caso.
As microfranquias invadiram o mundo dos empreendimentos nos últimos anos com o objetivo de realizar o sonho de muitos brasileiros de ter o próprio negócio. Empreender com baixo investimento faz sentido quando procuramos as microfranquias como solução.
Por ter um investimento bem menor em relação às franquias tradicionais, as microfranquias são excelentes opções tanto para novos empreendedores quanto para aqueles com mais experiência.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve uma boa representatividade e seu faturamento chegou aos R$ 127 bilhões no ano de 2015. A projeção de crescimento para este ano está entre 6% e 8% no faturamento do setor! No entanto, para abrir qualquer negócio, é necessário muito planejamento e organização – as microfranquias não são exceção!
É fundamental procurar por ajuda em setores especializados para não se deparar com imprevistos. Para o analista do Sebrae, Vitor Abreu, há diversas vantagens de investir em microfranquias.
“Por serem de menor porte/complexidade, acabam tornando-se mais práticas e acessíveis para quem nunca atuou com um negócio e deseja iniciar a vida empresarial. O “baixo” investimento, se comparado com franquias maiores, também torna o negócio mais acessível, permitindo a entrada de pessoas com menor capacidade de empreender com baixo investimento”.
Como se preparar para abrir uma microfranquia?
– Considere com cautela quais os segmentos e atividades você se identifica para se tornar empreendedor;
– Procure conhecer negócios semelhantes para ter uma noção básica de como funciona a empresa, ou seja, sua forma de operar, o atendimento, a estrutura, etc.;
– Converse com outras redes de franquias a fim de se familiarizar com modelos e formatos de relação adotados, além, é claro, da previsão de desempenho do negócio e os diferenciais de cada rede;
– Entre em contato com franqueados para poder comparar informações que são repassadas pela franqueadora com as informações que os próprios empreendedores vivenciam;
– Busque conhecer profundamente o negócio, sua rentabilidade e a operação;
– Por fim, analise todas as informações coletadas, faça comparações e tome a decisão!