quinta-feira, fevereiro 02, 2017

Porque Investir em uma microfranquia?


A microfranquia é a opção mais econômica e em conta se comparada às franquias tradicionais. Apesar de seguirem as regras e condições do sistema de franchising, as microfranquias dependem de um investimento inicial menor.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o valor de investimento máximo é três vezes o PIB anual per capita (Produto Interno Bruto anual médio por habitante do país).

Atualmente, isso significa aproximadamente 80 mil reais. Das quase 3 mil redes existentes no Brasil, mais de 500 possuem modelo de negócio com investimento reduzido. A maioria delas são do ramo de saúde e beleza.

Por que investir em uma microfranquia?

As microfranquias vem se mostrando uma boa opção na construção de franquias de sucesso já que possuem muitas vantagens; mesmo que tenham os mesmos direitos, riscos, obrigações e desafios de uma franquia tradicional.

O negócio de investimento reduzido conta com diversos modelos: foodtrucks, quiosques, corner (espaço dentro de outra loja) ou home based (atividades realizadas em casa). Esta última não necessita de ponto comercial, o que barateia ainda mais o custo da operação.

Em decorrência de todos esses aspectos facilitadores, muitas pessoas começaram a enxergar nas microfranquias uma oportunidade de empreender e serem donas do próprio negócio.

Isso fez com que muitos ‘marinheiros de primeira viagem embarcassem na ideia sem medir os possíveis riscos ou estudar os procedimentos necessários. É imprescindível que esse estudo seja feito, caso contrário, o barato pode sair caro. Além de frustrar o seu desejo de expansão de negócio, pode ainda lhe causar problemas judiciais com seus franqueados no futuro.

Pontos críticos das microfranquias:

Existem muitos casos de ex-franqueados movendo processos contra sua franqueadora, por esta não ter dado o apoio e treinamento necessários para a execução do projeto.

Para especialistas, grande parte do problema consiste no marketing de guerrilha usado por algumas redes – o objetivo é caçar novos franqueados a qualquer custo, mesmo quando estes não demonstram aptidão para tocar o negócio.

Ou seja, antes de pensar em vender franquias, o fundador da marca deve compreender os conceitos de sazonalidade, nicho de oportunidade e saber enfrentar momentos de crise.

Dicas para futuros empreendedores

Ao contrário do que muitos pensam, atuar no segmento de microfranquias exige os mesmos conhecimentos e habilidades da gestão de uma rede de franquias tradicional, já que a preocupação com todos os detalhes e complexidade que cercam esse tipo de negócio deve ser o mesmo.

Lembre-se de construir sua marca com responsabilidade, criando um nome forte, sem necessariamente querer empurrar um “produto” apenas para vender mais. Negócios duradouros são aqueles que atendem a uma necessidade do mercado e mantém a qualidade na entrega.

Como dica final, atente-se as variáveis do negócio. Ter conhecimento sobre gestão financeira, de estoque, consultoria de campo, padronização, transferência de know-how, treinamento e manuais é indispensável para o início de uma microfranquia bem-sucedida. Compreendendo a operação como um todo, os riscos diminuem e a perspectiva de sucesso para o franqueado (e também para toda a rede) é muito maior.
                              Fonte! Inoivando Franquias