quinta-feira, janeiro 12, 2017

Faça do seu Cardápio uma ferramenta de vendas...


10 Deliciosas Dicas para Personalizar Seu Cardápio

Quando falamos em restaurante, principalmente aqueles especializados em pratos à la carte, todos os detalhes contam na hora de cativar o cliente. Isso é válido desde a decoração e iluminação do local até a disposição dos pratos e bebidas no cardápio.

Muitas vezes desprezado, esse último é fundamental para chamar a atenção do cliente, que não gosta de menu desorganizado e sem graça. Pensando exatamente nisso, nós separamos algumas dicas que vão ajudar você a personalizar seu cardápio e fazer ainda mais sucesso com os clientes.

1 – Os pratos devem ser coerentes com a proposta do seu restaurante.

Na hora de montar seu cardápio, a primeira coisa que deve pensar é que os pratos que você oferece devem ser condizentes com a proposta do seu restaurante. Dê destaque àquilo pelo qual deseja ficar conhecido. Pense sempre em atender a proposta que você vende para o cliente com seu conceito e até com a sua fachada.

2 – O visual é importante sim.

A apresentação é a primeira coisa que chama a atenção do cliente em um cardápio. O ideal é que ele tenha a mesma identidade visual adotada pelo restaurante como um todo. Deve ter um design organizado e elegante, e também ser de fácil leitura.

3 – Ofereça opções.

Muitas vezes as pessoas desistem de comer em um lugar por conta das grandes porções. Por isso, uma dica é oferecer pratos que sejam compartilháveis ou que estejam disponíveis em vários tamanhos para agradar a todo o seu público.

4 – Erros ortográficos.

Erros de português ou inglês nos cardápios de restaurante são extremamente comuns e desvalorizam o estabelecimento. Faça uma revisão atenta antes de colocar os seus em circulação.

5 – Diversidade é um diferencial.

Ao mesmo tempo que é importante manter a coerência com o que você deseja vender, também é interessante oferecer diversidade no cardápio. Estude a possibilidade de ter opções para veganos, vegetarianos, alérgicos, intolerantes a glúten e também à lactose. Isso pode atrair uma série de clientes.

6 – Aposte em diferentes formatos.

Os mais comuns são os cardápios grandes de papel, não é mesmo? Uma dica para personalizar os seus é apostar em um formato digital, oferecido em tablets para o cliente. Uma opção que tem feito cada vez mais sucesso.

7 – Menos é mais.

Quem nunca ficou perdido em um cardápio que tinha informação demais? Na hora de elaborar o seu, pense em um visual que seja ao mesmo tempo interessante e diferente, mas sem deixar de ser simples e minimalista. Afinal de contas, a sua função é mostrar os seus pratos para o cliente. Itens indispensáveis em um cardápio: Nome do produto, ingredientes e preço. Qualquer outra informação é irrelevante.

8 – Preste atenção aos preços.

Mais do que serem sempre visíveis e claros, os preços devem ser condizentes com o estabelecimento. Preços absurdos só vão fazer com que você perca clientes, assim como preços baixos demais vão deixar você no prejuízo ou, no mínimo, deixar os clientes desconfiados quanto a qualidade do produto.

9 – Invista em cardápios do dia.

Mais do que os cardápios tradicionais, investir em cardápios com o prato do dia pode ser uma ótima pedida. Isso pode ser feito por meio de cavaletes, jogos americanos personalizados ou mesmo pequenos totens de mesa.

10 – Deixe as promoções claras.

Se você tem alguma promoção por dia da semana, deixe isso sempre bem claro e destacado no seu cardápio para que as pessoas não tenham dificuldade em identificá-las.

Dica Bônus: Tenha uma identidade visual.


Não só no seu cardápio, mas em todo o restaurante é importante ter uma identidade visual. É ela que vai mostrar quem você é para o seu cliente. Você será reconhecido e associado seja em mídias sociais, panfletos, placas e mesmo no cardápio.
      
                               Fonte: Mogo Smart