Para
a Abrasel, o ambiente concorrencial permaneceu disputado em 2016 e todas as
redes estabelecidas estão agressivas em preços e promoções
A
Taco Bell, rede de fast-food especializada em comida mexicana, vai acelerar o
ritmo de abertura de lojas no Brasil. A rede, representada no Brasil pela
Sforza, da família do empresário Carlos Wizard Martins, começou a operar em
setembro de 2016 no país com meta de abrir 25 lojas em quatro anos. A rede
abriu seis lojas no país desde setembro e prevê chegar ao fim de 2017 com 21
unidades no Estado de São Paulo.
"A
rede tem recebido uma resposta tão positiva do público que resolveu acelerar a
abertura de lojas. A meta de chegar a 25 lojas em quatro anos será concluída em
um ano e meio de operação", diz Michel Chaim, diretor de operações da Taco
Bell no Brasil. Segundo ele, as unidades já abertas têm registrado demanda de
25% a 30% acima do esperado. Em média, cada unidade atende de 550 a 600 pedidos
por dia.
Chaim
estima que a Taco Bell torne-se lucrativa em dois a três anos, mantendo o ritmo
de expansão de dois dígitos. As lojas serão todas próprias e o investimento
para abrir 25 lojas está mantido em R$ 100 milhões, com recursos da Sforza.
"A ideia é abrir o maior número de lojas que conseguir com esse orçamento,
se der para abrir 30 lojas com esse recurso, isso vai ser feito", disse o
executivo.
O
plano, sob avaliação, é abrir restaurantes no Rio de Janeiro, em Curitiba, Belo
Horizonte e Brasília futuramente. A rede opera no Brasil com 223 pessoas
atualmente. A previsão é chegar a 650 funcionários até o fim do ano.
Paulo
Solmucci Junior, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
(Abrasel), diz que "o ambiente concorrencial permaneceu disputado [em
2016], todas as redes estabelecidas estão agressivas em preços e promoções. Os
entrantes, caso da Taco Bell, não têm ainda escala para perturbar este
mercado". Dependendo da bandeira, o faturamento empatou com o de 2015 ou
teve aumento nominal de até 2%.
O
Brasil fechou 2016 com 5.488 restaurantes de fast-food, número 5,7% acima do
registrado em 2015, segundo a consultoria Geofusion.
Globalmente,
a rede Taco Bell, pertencente à Yum Brands, opera no azul e teve receita de US$
6,5 bilhões de janeiro a setembro de 2016, com aumento de 3% em relação a igual
período de 2015. A Yum Brands, que também é dona da Pizza Hut e do KFC, fechou
o período com queda de 3% na receita, para US$ 7,560 bilhões, e alta no lucro
de 33%, para US$ 1,352 bilhão.
Fonte:
Valor Econômico via Abrasel