A diferença entre ser
empreendedor e ser empresário
Para ser empreendedor, nem sempre é necessário
ter uma empresa.
Apesar de normalmente serem
palavras associadas à mesma coisa, na prática, há uma grande diferença entre
esses dois perfis. Basicamente, ser empresário é uma profissão, enquanto ser
empreendedor está muito mais ligado a uma postura, uma forma de ver o mundo.
Em termos gerais, o empresário é
aquele que possui um ótimo conhecimento em técnicas de administração como
planejamento e controle financeiro, marketing, vendas e gestão de pessoas.
Porém, quantas empresas vemos que estão estagnadas há muito tempo, sem nenhuma
perspectiva de crescimento?
Pois é, quando essa situação
acontece e não existe a vontade de fazer algo novo, focando em gerar novas
oportunidades, podemos dizer que o empresário não está sendo empreendedor.
Por outro lado, é bastante comum
vermos pessoas fazendo a diferença, mesmo não tendo fundado a instituição que
trabalham. Um ótimo caso é a história dos origamis de toalha presentes em
diversos cruzeiros pelo mundo.
Segundo a lenda (não há uma fonte
oficial sobre essa história), enquanto todos da tripulação descansavam em uma
das paradas do navio, uma camareira decidiu aproveitar a estadia e fazer um
curso de como fazer animais de papel, através das técnicas de origami.
Quando voltou ao navio, ela
decidiu aplicar essas técnicas nas toalhas que deixava na cama dos hóspedes e
passou a deixá-las dobradas no formato de diversos animais como: cisnes,
macacos, cachorros, etc.
Surpresos com o simpático animal
ao invés das tradicionais toalhas dobradas, os hóspedes acabavam deixando uma
gorjeta muito maior para essa moça em comparação à média. Com o tempo, ela
ensinou a técnica para as outras camareiras, que ensinaram para outras e hoje
em dia essa é uma prática bem comum nesses navios de entretenimento.
Considerando o sorriso gerado nos
clientes e o aumento na média das gorjetas das camareiras ao redor de todo o
mundo, podemos ou não considerar esse como um comportamento empreendedor?
Fonte Exame: Escrito por Millor Machado, sócio-fundador da rede social Empreendemia