quinta-feira, março 23, 2017


Experiência do cliente é o foco para o restaurante do futuro - Embora exista uma infinidade de novas tecnologias que podem potencializar as capacidades das próximas gerações, é a experiência do cliente que definirá o restaurante do futuro. E a pesquisa realizada pela Deloitte comprova esse argumento. Confira no post de hoje!

A chegada da tecnologia de ponta vem transformando, cada vez mais, a experiência de alimentação de muitos clientes através das inovações adotadas e inseridas por restaurantes que acreditam na evolução dos negócios como fórmula para a sobrevivência. Disso, não há dúvidas. Mas, contudo, se pararmos por um instante para pensar a esse respeito, qual se torna, então o principal desafio dos donos e gestores de bares e restaurantes? A resposta é simples: como entender seus clientes e aproveitar a tecnologia para proporcionar uma experiência personalizada.

Com todas as possibilidades que o mundo moderno e era digital trouxeram, as expectativas do consumidor se tornaram maiores do que nunca. Seja para comprar um sapato, uma casa ou um lanche, o que não faltam são opções. E não se trata apenas do tipo de produto, mas da entrega, das facilidades, da conveniência e da experiência agregada. E cada vez mais os consumidores esperam o mesmo do setor da alimentação: diferenciação, facilidade, conforto e conveniência.

E no ramo da alimentação não é diferente. Para os restaurantes que investem em melhorias neste sentido, como pedidos online, flexibilidade de pagamento, customização e entrega, a pesquisa realizada pela Deloitte mostra que o retorno vale a pena. Aumento do tíquete médio de consumo, frequência dos pedidos, conversão dos clientes e fidelização são apenas alguns dos resultados observados pelas empresas que apostaram na inovação digital.

Muito além da tecnologia

Se pensarmos no ciclo de vida do cliente dentro de um restaurante, teremos cinco etapas principais que determinam sua experiência nessa jornada: escolher um restaurante; pedir comida; pagar; receber ou pegar o alimento; e se envolver após a refeição através de mídias sociais, programas de fidelidade e outras conexões.
Ao criar experiências digitais integradas a cada uma dessas fases, o restaurante é capaz de construir um ponto de conexão mais profunda com os clientes. Já existem alguns estabelecimentos que aplicam nessa prática o histórico de pedidos do cliente para lembra-los do último consumo, ou ainda casas que utilizam tablets para agregar flexibilidade, dinamismo e autonomia para o cliente fazer seu pedido sem depender do garçom.

Para Andrew Feinberg, líder de consultoria de restaurantes nos EUA e consultor LLP da Deloitte, apesar de existir uma infinidade de tecnologias que podem ampliar as possibilidades dos restaurantes, é a experiência do cliente que definirá o restaurante do futuro. “As empresas bem-sucedidas provavelmente serão aquelas que melhor entenderão seus clientes, capitalizarão a tecnologia digital e sua análise e envolverão os clientes de uma forma altamente personalizada em seu DNA.”

A partir da pesquisa, a equipe da Deloitte define que há alguns pontos fundamentais que um estabelecimento deve considerar para escolher e implementar novas tecnologias. Confira a seguir quais são:

Conheça o cliente

As empresas de hoje podem coletar dados de programas de fidelidade e outros pontos de contato e aplicar técnicas analíticas sofisticadas para transformar esses dados em insights poderosos. Também é importante ficar atento às mídias sociais e interações dos clientes no balcão de atendimento. A informação recolhida a partir destas fontes pode ajudar a criar estratégias e ofertas que dão aos clientes o que eles querem, quando eles querem.

Conheça a empresa

Entender o cliente pode ser crítico, mas conhecer a empresa é igualmente importante. Quem é a empresa como marca? Qual é a experiência que sua empresa proporciona? As respostas a estas perguntas orientarão os investimentos em capacidades específicas da sua empresa, bem como sua identidade e potencial de implementação de novas tecnologias de acordo com o perfil traçado.

Trabalhe duro para se destacar

Muitas vezes a inovação pode se tornar um fator de sucesso e uma característica de sua marca se bem trabalhada, ajudando a alcançar destaque perante a concorrência. Recursos exclusivos como menus secretos, promoções e ações diferenciadas podem ser criados através de um trabalho integrado entre a equipe de cozinha, marketing e tecnologia, transformando a jornada do cliente em uma grande e marcante experiência.

Da tecnologia tradicional aos recursos de ponta

Aplicativos, sistemas de reservas online e opções de pagamento por telefone são todas inovações poderosas. Mas nenhuma solução irá garantir o sucesso de um restaurante no futuro. Em vez disso, cada solução é um elemento fundamental de uma estratégia abrangente.

Por exemplo, o site de um restaurante é uma importante fonte de informações para os clientes que buscam localização, menu e preços para determinar onde comer. Ao mesmo tempo, muitos clientes esperam receber e-mails sobre promoções. Esses dois canais já tradicionais funcionam melhor juntos do que por conta própria. O mesmo pode ser dito para a maioria das tecnologias: seu poder está na maneira que servem ao cliente como parte da experiência como um todo.
Faça hoje, olhe para o amanhã

Os executivos de restaurantes não podem prever todas as mudanças que afetarão seus negócios nos próximos anos, mas eles podem monitorar o mercado de tecnologias emergentes e desenvolver um método de triagem para determinar o que pode ampliar a atração e lealdade do cliente. A marca pode servir como um guia neste processo. Para cada tecnologia digital, você deve se perguntar: será que tem a ver com a marca e sua identidade?


O objetivo do restaurante do futuro é criar para os clientes uma experiência eficiente através de jantar em casa, drive-thru, takeout e até mesmo a entrega de terceiros. Isso significa ter o alinhamento entre aplicativos, sites, sistemas de ponto de venda, de gestão e terceiros. Para oferecer serviços desta forma, com estratégia e inteligência, as empresas que desejam liderar o mercado devem ficar a par da inovação tecnológica e entrega-la aos seus clientes em um ritmo adequado para eles, para a marca e para o negócio.



                  By Letícia Spinardi
In Tecnologia e tendências GOOMER