sexta-feira, março 17, 2017


Como transformar seu garçom em um vendedor

O garçom, hoje, estabeleceu-se como uma peça-chave para fazer boas vendas em seu restaurante. Servir bem o cliente é apenas mais uma das funções do garçom, que é figura importantíssima para a rentabilidade do estabelecimento — e, para sua eficiência, ele deve agregar um talento pessoal a um bom treinamento.

Com a crise batendo às portas do Brasil, investir em novos profissionais pode não ser a melhor saída. Então, por que não melhorar a equipe para promover um salto no faturamento do restaurante? Confira, no post de hoje, como transformar seu garçom em um garçom vendedor!

Pense bem — quando o cliente chega ao restaurante para conhecer um novo prato, trata-se de um processo de venda em que o cliente não vê ou, pelo menos, não experimenta o produto antes de comprar.

Aqui, como qualquer bom vendedor, o garçom precisa ser comunicativo e saber instigar o cliente — além, é claro, de ter noções de etiqueta, como arrumar adequadamente a mesa, colocar os pratos, copos e talheres na posição correta, saber o momento certo de servir as bebidas, etc.

Mais do que isso, também já está comprovado que a aprovação ou não do seu restaurante pelo cliente está diretamente relacionada com o atendimento — que é oferecido por quem? Pelo garçom! Um cliente que se sinta bem atendido estará muito mais disposto a ficar mais tempo no estabelecimento — consequentemente gastando mais e, ainda, se sentindo muito mais estimulado a retornar outras vezes e a recomendar seu restaurante a seus familiares e amigos.

Quais são as qualidades necessárias a um garçom vendedor?

Um bom garçom deve possuir um certo talento pessoal alinhado a um bom treinamento, que deve ser oferecido pelo próprio restaurante. Mas quais as qualidades que precisam ser trabalhadas para oferecer um atendimento de excelentíssima qualidade e, assim, transformar seu garçom em um garçom vendedor? Conheça-as a seguir:

Boa comunicação e simpatia

É fundamental que garçom saiba se expressar bem e, além disso, que ele seja sempre simpático, carismático e atencioso. Durante as reuniões e treinamentos com a equipe de garçons, ressalte sempre a importância disso — o cliente tende a se sentir muito mais à vontade em um ambiente onde os profissionais agem de forma receptiva e simpática.

Bom português

Para qualquer profissional que trabalhe com o público — ou seja, inclusive para garçons e vendedores — falar corretamente o português é essencial. Em muitos ambientes, erros e gírias não são perdoados, podendo ainda causar uma péssima impressão sobre o funcionário e, consequentemente, sobre o restaurante.

Conhecimentos de culinária

Como dito anteriormente, o restaurante está vendendo um produto que o cliente não prova antes de comprar. Por isso, é fundamental que o garçom possua um bom conhecimento de culinária, para poder explicar aos clientes o diferencial dos pratos, os ingredientes utilizados, a tipicidade do prato, entre outras características.

O garçom vendedor precisa conhecer todos os pratos servidos pelo restaurante, assim como as bebidas e as guarnições do cardápio.

Conhecimento de outros idiomas

Atualmente, o inglês é um idioma extremamente requisitado. Dependendo da localidade do seu restaurante, se clientes estrangeiros costumam aparecer — nem que seja apenas de vez em quando —, ter uma equipe que saiba falar bem outros idiomas, pelo menos do inglês, é fundamental, principalmente em restaurantes de hotéis e em restaurantes sofisticados.

Cuidado com a própria imagem

Manter uma imagem apresentável é essencial aos vendedores, bem como deve ser aos garçons. Manter o cabelo bem cortado e a barba feita, por exemplo, conta pontos com o cliente.

E apesar do uniforme tradicional de camisa branca com gravata borboleta já não ser mais tão requisitado, manter um uniforme padronizado e para a equipe é algo positivo para o restaurante.

Como oferecer o treinamento aos garçons?

O próprio restaurante pode oferecer treinamentos, contratando um profissional especializado para capacitar a equipe e mostrar a importância do serviço de alto padrão. Ou, então, o treinamento pode ser externo, em algum lugar que ofereça um curso ou especialização na área.

E então, que tal transformar seu garçom num garçom vendedor? Compartilhe este post nas suas redes sociais para espalhar nossas dicas que, com certeza, melhorarão o desempenho e o sucesso do seu restaurante!

                                        Fonte: Dicas para fazer seu restaurante bombar e fazer seus clientes te amarem!  www.blogger.com