Como transformar seu garçom em um
vendedor
O garçom, hoje, estabeleceu-se
como uma peça-chave para fazer boas vendas em seu restaurante. Servir bem o
cliente é apenas mais uma das funções do garçom, que é figura importantíssima
para a rentabilidade do estabelecimento — e, para sua eficiência, ele deve
agregar um talento pessoal a um bom treinamento.
Com a crise batendo às portas do
Brasil, investir em novos profissionais pode não ser a melhor saída. Então, por
que não melhorar a equipe para promover um salto no faturamento do restaurante?
Confira, no post de hoje, como transformar seu garçom em um garçom vendedor!
Pense bem — quando o cliente
chega ao restaurante para conhecer um novo prato, trata-se de um processo de
venda em que o cliente não vê ou, pelo menos, não experimenta o produto antes
de comprar.
Aqui, como qualquer bom vendedor,
o garçom precisa ser comunicativo e saber instigar o cliente — além, é claro,
de ter noções de etiqueta, como arrumar adequadamente a mesa, colocar os
pratos, copos e talheres na posição correta, saber o momento certo de servir as
bebidas, etc.
Mais do que isso, também já está
comprovado que a aprovação ou não do seu restaurante pelo cliente está
diretamente relacionada com o atendimento — que é oferecido por quem? Pelo
garçom! Um cliente que se sinta bem atendido estará muito mais disposto a ficar
mais tempo no estabelecimento — consequentemente gastando mais e, ainda, se
sentindo muito mais estimulado a retornar outras vezes e a recomendar seu
restaurante a seus familiares e amigos.
Quais são as qualidades necessárias
a um garçom vendedor?
Um bom garçom deve possuir um
certo talento pessoal alinhado a um bom treinamento, que deve ser oferecido
pelo próprio restaurante. Mas quais as qualidades que precisam ser trabalhadas
para oferecer um atendimento de excelentíssima qualidade e, assim, transformar
seu garçom em um garçom vendedor? Conheça-as a seguir:
Boa comunicação e simpatia
É fundamental que garçom saiba se
expressar bem e, além disso, que ele seja sempre simpático, carismático e
atencioso. Durante as reuniões e treinamentos com a equipe de garçons, ressalte
sempre a importância disso — o cliente tende a se sentir muito mais à vontade
em um ambiente onde os profissionais agem de forma receptiva e simpática.
Bom português
Para qualquer profissional que
trabalhe com o público — ou seja, inclusive para garçons e vendedores — falar
corretamente o português é essencial. Em muitos ambientes, erros e gírias não
são perdoados, podendo ainda causar uma péssima impressão sobre o funcionário
e, consequentemente, sobre o restaurante.
Conhecimentos de culinária
Como dito anteriormente, o
restaurante está vendendo um produto que o cliente não prova antes de comprar.
Por isso, é fundamental que o garçom possua um bom conhecimento de culinária,
para poder explicar aos clientes o diferencial dos pratos, os ingredientes
utilizados, a tipicidade do prato, entre outras características.
O garçom vendedor precisa
conhecer todos os pratos servidos pelo restaurante, assim como as bebidas e as
guarnições do cardápio.
Conhecimento de outros idiomas
Atualmente, o inglês é um idioma
extremamente requisitado. Dependendo da localidade do seu restaurante, se
clientes estrangeiros costumam aparecer — nem que seja apenas de vez em quando
—, ter uma equipe que saiba falar bem outros idiomas, pelo menos do inglês, é fundamental,
principalmente em restaurantes de hotéis e em restaurantes sofisticados.
Cuidado com a própria imagem
Manter uma imagem apresentável é
essencial aos vendedores, bem como deve ser aos garçons. Manter o cabelo bem
cortado e a barba feita, por exemplo, conta pontos com o cliente.
E apesar do uniforme tradicional
de camisa branca com gravata borboleta já não ser mais tão requisitado, manter
um uniforme padronizado e para a equipe é algo positivo para o restaurante.
Como oferecer o treinamento aos
garçons?
O próprio restaurante pode
oferecer treinamentos, contratando um profissional especializado para capacitar
a equipe e mostrar a importância do serviço de alto padrão. Ou, então, o
treinamento pode ser externo, em algum lugar que ofereça um curso ou
especialização na área.