segunda-feira, abril 17, 2017



A Gestão por Processos viabiliza com grande eficácia o alinhamento das rotinas operacionais, promovendo a redução de custos, de conflitos e até mesmo do tempo necessário para a execução de cada atividade na produção e serviços ao cliente.

O mapeamento das etapas conduz a conquista de padrões de execução que garantem qualidade e permitem a evolução da produtividade e padronização em diversos setores do Bar e Restaurantes.

Através dos processos conduzimos tarefas importantes na produção, com maior precisão de custos e seus impactos na construção da engenheira de cardápios, identificando com mais precisão os custos x margem de lucratividade sobre alimentos e bebidas.

A Implantação gera fluxos de serviços mais equilibrados e de controles mais eficientes, permitindo que as tarefas sejam executadas com mais qualidade e rapidez, organização e principalmente a simplificação dos trabalhos.

Identificar os processos interna do seu Bar ou Restaurante é essencial para a consolidação do seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo. A gestão orientada por processos tem como foco principal a diminuição dos problemas cotidianos traduzindo em soluções eficazes quando eles aparecerem.
Mas como implantar e quais os benefícios que seu Bar ou Restaurante obterá ao construir uma gestão orientada por processos?

A Gestão de processos para Bares e Restaurantes auxilia a enxergar claramente os pontos fracos (O que precisa ser melhorados tais como: complexidade na operação, redução custos, gargalos, falhas na produção, serviços de atendimento ao cliente, tarefas de baixo valor agregado, retrabalhos e excesso de controles), além de ser uma excelente forma de melhorar o entendimento sobre os processos e aumentar a desempenho do seu Bar e Restaurante.

1- Seu Bar e Restaurante mais produtivo:

AUTONOMIA, RAPIDEZ, SEGURANÇA. (Produtos com excelência em padronização)

”O desperdício é o maior inimigo da produtividade em Bares e Restaurantes. ” O mapeamento e padronização dos processos de trabalho recorrentes de um Bar e Restaurante são essenciais para a redução e eliminação de passos desnecessários para a execução de tarefas. Não é possível ter produtividade com improvisação.
A Gestão por Processos para Bares e Restaurantes permite identificar problemas, ineficiências e pontos de estrangulamento nos fluxos de serviços e produção.
De posse das informações acessíveis e estruturadas, as tarefas podem ser executadas de forma precisa, no tempo certo e sob as mãos da pessoa correta.

2- O impacto na lucratividade:

INVESTIMENTO COM MAIS CLAREZA. (Em busca de um C.M.V real, proporcionando maior lucratividade)

”A padronização das tarefas elimina os custos desnecessários e desperdícios gerado por retrabalhos. ” A Gestão dos Processos de trabalho tem a finalidade de medir, atuar e melhorar Mapeando o modelo de operação do Bar e Restaurante, garantindo que as tarefas e atividades não elevem os custos, a  eficiência, ou que gerem altos custos ou ofereçam riscos ao negócio.

Isto porque a Gestão de Processos permite a análise de todo o potencial de integração possível, permitindo a realização de estudos de custeio das atividades que compõe o processo, ou ainda o dimensionamento do tamanho da equipe que deverá realizá-lo.

 A Gestão de Processos proporciona diminuição dos desperdícios e aumentos dos lucros, através do mapeamento é possível verificar os processos que são executados dentro do Bar ou Restaurante, e a partir da visão sistêmica, percebem-se todos os processos falhos e passiveis de melhorias.

3- Qualidade de produtos e serviços garantidos:

“ORGANIZAR” (Produtividade com mais eficiência e maior aproveitamento das Funções).

A Gestão por Processos viabiliza com grande eficácia o alinhamento das rotinas operacionais, promovendo a redução de custos, de conflitos e até mesmo do tempo necessário para a execução de cada atividade da empresa.

O mapeamento das etapas e métodos de trabalho conduz a conquista de padrões de execução que garantem qualidade e permitem a evolução da produtividade e padronização em diversos setores do Bar e Restaurantes.

Os treinamentos e integração dos colaboradores geram fluxos de serviços mais equilibrados e de controles mais eficientes, permitindo que as tarefas sejam executadas com mais qualidade e rapidez. A Gestão orientada por processos tem a finalidade de organizar e principalmente a simplificar dos trabalhos.

4- Reduzindo custos em seu Bar e Restaurantes:

“OS PROCESSOS PARA CLAREAR A VISÃO SOBRE OS CUSTOS” (Entender melhor os impactos sobre os custos)

Através de uma gestão orientada por processos conduzimos tarefas importantes na produção de cardápios, com maior precisão de custos e seus impactos na construção da engenharia de produto, identificando com mais precisão os custos x margem de lucratividade sobre alimentos e bebidas.

A análise e o gerenciamento dos processos trazem resultados expressivos na eliminação ou redução dos custos invisíveis, aqueles que não são percebidos ou questionados quando feitos, mas que oneram, seja de forma financeira ou temporalmente, o serviço oferecido.

Gestão dos Processos traz maior clareza nas tarefas executadas tornando-os visíveis a todos envolvidos nos processos, permitindo que os setores trabalhem em conjunto, alterando métodos mais rapidamente e oferecendo maior precisão na redução de custos.

5- Minimizando os erros através da Gestão por Processos:

“O ALINHAMENTO DOS PROCESSOS REDUZEM OS RISCOS” (Serviços e produtos de qualidade)

Os processos compreendem as atividades e ações interdependentes e inter-relacionadas que requer entradas e saídas e geram algum tipo de resultado, e está voltada para um mesmo objetivo.

A Gestão de Processos proporciona a visão clara de números e informações sobre o que funciona e o que precisa ser melhorado em seu Bar e Restaurante.


O objetivo é garantir um modelo de operação que não leve a retrabalho, perda de esforço e de eficiência, que gere altos custos ou ofereça riscos ao negócio, como falta de produtividade, ineficiência na produção, custos altos de cardápios, comprometimento no C.M.V e principalmente redução de margem de lucratividade.

                              Ivan Lima Hores Consultor Especialista em Gestão de Negócio em Hospitalidade.