quarta-feira, abril 19, 2017


Encontrar bons bares é quase um estilo de vida para algumas pessoas. E são elas que você, empreendedor, precisa atrair para montar um bar de sucesso. Afinal, ter um estabelecimento bem-sucedido é mais que conseguir uma grande quantidade de clientes: é fazer com que seu bar entre na lista das preferências de um público seleto.
Ter clientes cativos significa também uma ótima propaganda boca a boca. Não se esqueça: clientes conquistados atraem mais público, pois, na maioria das vezes, não se vai sozinho aos bares.
Para isso é preciso estar atento aos detalhes! Veja 5 dicas para conquistar seu cliente e ter um bar de sucesso.

1. Seja autêntico

É incrível como a identidade visual do bar faz diferença na experiência do cliente. Por isso, o primeiro passo para montar um bar de sucesso é pensar em sua estrutura para que os clientes possam encontrar harmonia e inovação no ambiente.
Ter um bar com características próprias é perfeito para atrair pessoas que buscam locais que fujam do comum. Nesse sentido, a imagem é essencial, principalmente para ser fixado na memória do cliente e alcançar uma marca facilmente reconhecida e qualquer uma das unidades do seu bar.

2. Aposte no cardápio diversificado

É muito ruim quando a gente pega o cardápio de um bar e o que temos são algumas variações de cervejas populares e opções limitadas de pratos. Você deve preparar seu bar pra receber pessoas com gostos diferenciados. Isso significa ter opções no cardápio para atender necessidades especiais, como de alérgicos e vegetarianos, por exemplo.
Ter aquela bebida especial que o cliente dificilmente encontra em outros bares também é uma boa aposta. Amantes de cerveja, por exemplo, sempre garimpam pelos bares drinks diferentes e cervejas artesanais para experimentar.

3. Monte seu time

Sim, um time! Com treinamento, técnica, pessoas dispostas a realmente vestir a camisa do bar e ser parte dele. Todos os funcionários devem ser uma extensão de tudo que o bar deseja oferecer ao cliente.
Para isso, você precisa selecionar e treinar colaboradores conforme a proposta do ambiente. Busque uma capacitação adequada para aprimorar as técnicas de vendas, ensinando sobre postura e relacionamento com o cliente. É interessante também orientar e dar autonomia a, pelo menos, uma pessoa da equipe para que você não fique sobrecarregado.
Criar mecanismos de incentivo para garçons, como comissionamento, pode também ajudar a impulsionar as vendas do bar.

4. Otimize sua rotina

Gerenciar um bar, prestar suporte à sua equipe, proporcionar atendimento de qualidade e ainda cuidar de detalhes como estratégias de marketing, entre outras questões operacionais e administrativas, não é tarefa fácil.
Montar um bar de sucesso significa correria, mas temos a sorte de estar em uma época na qual existem diversos modos de simplificar a maior parte dos processos.
Busque softwares para realizar a gestão do bar e otimizar os processos, como soluções para agilizar os pedidos e administrar as conta do cliente, por exemplo.

5. Tenha um diferencial

Não dá para negar que o modo como interagimos está mudando — e muito. Ouvimos termos como “internet das coisas” e “experiência do usuário” (user experience). Tais conceitos conceitos tecnológicos vêm sendo inseridos cada vez mais em nosso dia a dia, e os bares não poderiam fugir a essa evolução.
Podemos dizer que a Internet das coisas diz respeito a objetos da nossa rotina trabalhando de forma inteligente e prática através da internet. A experiência do usuário, por sua vez, é proporcionar ao seu cliente a melhor experiência utilizando seu produto/serviço. Mas como utilizar-se desses conceitos para montar um bar de sucesso e de acordo com a modernidade que o mercado exige?
A Pizza Hut, por exemplo, criou uma “mesa cardápio” em um de seus restaurantes. O cliente podia montar a pizza como quisesse e fazer o pedido de forma automatizada, fácil e prática. Esse é um bom exemplo de como Internet das coisas (o cardápio interativo) e a experiência do usuário ao solicitar o pedido de maneira informatizada podem ser fatores interessantes para seu cliente.
                        Fonte: GOOMER - Cardápio eletrônico: