quarta-feira, abril 12, 2017


Cardápio de restaurante – saiba porque o seu deve ser reduzido!

Todos nós já estivemos em um restaurante com menu gigante e variedade enlouquecedora: 50 entradas, 20 aperitivos, 10 sobremesas e outras coisas. Mesmo assim, uma pesquisa recente mostrou que optar por um cardápio de restaurante amplo demais pode ser uma real desvantagem em um restaurante.

Eis aqui o que acontece: o paradoxo da escolha significa que quanto mais opções as pessoas tiverem, mais oprimidas elas se sentirão e mais dificuldades terão ao decidir. Isso significa que a liberdade de escolha é uma bênção maior quando as pessoas têm menos decisões a tomar.

De acordo com o jornal americano Washington Post, as 500 maiores franquias de restaurante do país reduziram recentemente seus cardápios em mais de 7%, e os novos restaurantes têm menus que são, em média, quase 40 itens menores. Os grandes menus de ontem e suas páginas e páginas de possibilidades estão encolhendo, por isso, achamos que é hora de você, como gestor de restaurante, descobrir as razões principais que levaram a isso. Veja a seguir:

UM CARDÁPIO REDUZIDO TRAZ MELHORES EXPERIÊNCIAS

Os clientes tendem a evitar escolhas decisivas sobre o que consideram mais interessante em um cardápio de restaurante. Um menu mais compacto cria uma sensação de confiança para o cliente, afinal, ele se sente decidido em sua escolha sabendo que o número limitado de pratos significa que o restaurante é especializado no que ele está pedindo.

ELE TAMBÉM É SINÔNIMO DE COZINHA DINÂMICA

Uma cozinha eficiente e dinâmica, em geral, tem um número limitado de itens que podem ser preparados ao mesmo tempo atendendo a um padrão de qualidade. Se você tem um cardápio de restaurante com 40 a 50 itens, algumas coisas podem não ser pedidas pelos clientes durante semanas, obrigando os chefs a exercitarem sua memória para relembrarem uma receita perdida. Sendo assim, por que optar pelo excesso? Preparar receitas de um menu com 10 a 15 itens estabelece consistência, afinal, a prática leva à perfeição.

 UM CARDÁPIO DE RESTAURANTE MENOR TRAZ MAIS LUCRO

Ter muitos produtos em estoque prejudica verdadeiramente o fluxo de caixa de um restaurante. Segundo relatos do Washington Post: “Ao oferecer menos itens em seu cardápio de restaurante, você padroniza mais facilmente a qualidade dos alimentos, evita o desperdício de estimar a demanda por listas mais longas de alimentos e, presumivelmente, aumenta suas margens de lucro – cobrando mais ou gastando menos”.

Viu como otimizar seu menu cortando ingredientes desnecessários, reduz o desperdício de itens que vão mal, e poupa dinheiro de forma simples?

Em resumo, o que queremos dizer é que faz sentido – e centavos – estreitar o seu cardápio de restaurante para conquistar o objetivo de ter clientes felizes, confiantes e uma cozinha consolidada.


Agora que você já sabe disso, compartilhe nos comentários: quantos itens você tem em seu cardápio e quantos saem em menor quantidade?


                              FONTE:ECOMANDA A MELHOR SOLUÇÃO EM AUTOMAÇÃO PRA RESTAURANTES