Equipe de restaurante – 6
perguntas que você deve fazer a ela agora!
Você tem um recurso inexplorado
que tem o poder de fazer seu estabelecimento decolar ou falir: a sua equipe de
restaurante. Na linha de frente, lidando com os clientes, com a cozinha,
protocolos e processos, é ela quem poderá te dar insights extremamente valiosos
para o sucesso do seu negócio.
A seguir, listamos seis perguntas
que você precisa fazer à sua equipe de restaurante para ter sucesso. Confira!
1. O QUE O FAZ SAIR DA CAMA PELA MANHÃ?
Entender o que motiva seus
funcionários é um caminho direto para o sucesso deles – e para o seu também.
Talvez você esteja gastando dinheiro em reuniões mensais luxuosas ou em uma
refeição grátis após cada expediente, mas tudo o que eles querem realmente é
flexibilidade de horário.
Ao conhecer os fatores de
motivação de cada funcionário, você tem a possibilidade de melhorar seu
desempenho, fazendo com que todas as horas pagas pelo trabalho sejam revertidas
em melhores resultados para você.
Seu insight: O trabalho de um
funcionário custa caro, por isso, você deve saber motivar a equipe de
restaurante para melhorar a produtividade de forma econômica.
2. QUE HABILIDADES VOCÊ ESPERA APRENDER
AQUI?
Contratar é caro, e servir pode
parecer um trabalho para quem está sem saída. Mesmo assim, você pode reter
pessoal e incentivá-los a desenvolver novas habilidades. Quando os membros da
equipe de restaurante recebem oportunidades de crescer e assumir novas responsabilidades,
eles são muito mais propensos a permanecem na empresa e tornam-se jogadores
valiosos em seu negócio.
Seu novo funcionário pode parecer
um pouco cru, mas uma vez que você que você diz a ele que o plano de carreira a
longo prazo é gerir um restaurante de cinco estrelas, você pode direcioná-lo a
um caminho de melhorias que o tornarão muito melhor. Fique atento!
Seu insight: A sua equipe de
restaurante dos sonhos pode já estar trabalhando para você: a aprendizagem
dirigida irá aumentar o potencial do seu pessoal e melhorar a qualidade de seu
trabalho.
3. COMO OS CLIENTES SE SENTEM QUANDO
TERMINAM A REFEIÇÃO?
O que você faria se tivesse uma
maneira de descobrir exatamente como os clientes se sentem sobre o seu
restaurante: desde a qualidade dos guardanapos até a qualidade do atendimento?
Se você acha que não tem essa
informação, saiba que você está errado! Seus funcionários são a porta de
entrada para a cabeça dos clientes. Peça à sua equipe que acompanhe o check-out
de cada cliente após a visita. Depois, instrua-os a perguntar como foi a noite,
se os clientes gostaria de deixar um feedback para o restaurante e se há algum
ponto da experiência a destacar.
Com base nesta declaração, você
pode trabalhar em diversos planos de ação para melhorar a qualidade do serviço
que oferece em seu restaurante.
Seu insight: o feedback dos
clientes é incrivelmente valioso, mas é provável que não seja ouvido pela
administração. Incentivar o pessoal a pesquisar comentários dá ao seu cliente
uma voz e proporciona a visão que você precisa para fazer mudanças eficazes
para o seu negócio.
4. EXISTE ALGO NO MENU QUE CAUSE LHE CAUSA
DESCONFORTO?
Não assuma que você já sabe de
tudo. Seus relatórios de vendas podem indicar que a pizza Margherita é o seu
prato mais popular, porque é um clássico de vendas, mas talvez o seu aperitivo
de azeitonas quentes agrade ainda mais os clientes – o que é bom saber se você
estava pensando em cortar despesas começando justamente pelas azeitonas.
Seu insight: Olhar para as coisas
a partir da perspectiva do cliente irá ajudá-lo a tomar decisões mais sólidas
para que você possa maximizar o seu menu e servir melhor os seus convidados.
5 – O QUE PODERÍAMOS FAZER PARA TORNAR SUA
JORNADA DE TRABALHO MAIS LEVE?
Se você oferece um serviço de
brunch e tem todas as bebida no bar, mas a cafeteira está na cozinha, por
exemplo, isso pode não parecer grande coisa para você, mas pode significar uma
grande perda de tempo para o funcionário que precisa correr até lá para pegar
mais uma rodada de café.
Movendo a estação de café para o
bar, eles poderiam acelerar o serviço e
aumentar o giro das mesas. Viu como é simples resolver um problema com uma
simples pergunta?
Seu insight: Olhar para os
pequenos detalhes que estão criando inconvenientes ou perda de tempo
desnecessária resulta em um serviço aprimorado e uma equipe de restaurante
muito mais saudável.
6. EM COMPARAÇÃO AO SEU EMPREGO ANTERIOR,
COMO VOCÊ NOS VÊ?
Funcionários de restaurante que
já tiveram experiências podem oferecer ótimas sugestões para a implementação de
processos, atividades sociais, incentivos e bônus, mas muitas vezes nem sequer
são questionados. Esta é uma ótima maneira de fazer mudanças positivas dentro
do seu restaurante sem realmente ter que experimentar ou assumir um risco,
então, por que não fazer essa pergunta à sua equipe de restaurante?
Seu insight: Um vislumbre de como
outros restaurantes estão lidando com as coisas pode fazer maravilhas pela sua
gestão.
Agora que você já sabe como a
comunicação com a sua equipe é essencial para a captação de insights e
feedbacks, é só soltar o verbo. Fazer as perguntas certas traz detalhes
impactantes e proporcionam a você a possibilidade de fazer mudanças duradouras
para uma experiência mais feliz e uma equipe de restaurante mais ágil.
FONTE:ECOMANDA A MELHOR SOLUÇÃO EM AUTOMAÇÃO PRA RESTAURANTES