Como administrar um restaurante em 10 passos
A vida de um gestor não é fácil, principalmente se
o gestor em questão administrar um restaurante. Para ajudar nessa missão,
separamos algumas dicas simples que podem ser providenciais para seu negócio e
a gestão do mesmo. Abaixo, confira dez dicas sobre como administrar um
restaurante e ficar com a cabeça tranquila para curtir os frutos do seu
trabalho.
1 – COMO ADMINISTRAR UM RESTAURANTE: PLANEJAMENTO
Comece pela pesquisa
Se você deseja atender às necessidades de seus
clientes, utilize variadas formas de pesquisas como ferramenta de investigação.
Saber para quem você está vendendo e quem frequenta o seu restaurante é
essencial para qualquer plano futuro.
Avalie a sintonia entre produto, restaurante e
cliente
A sintonia entre os elementos “produto, restaurante
e cliente” é muito importante para qualquer negócio de sucesso. Quando um
desses elementos está em desacordo, os demais podem proporcionar resultados
indesejáveis. Avalie se o seu produto condiz com o seu restaurante e os dois
correspondem ao perfil de seu cliente. Por exemplo: você serve vinhos
caríssimos, seu público alvo é refinado, mas seu ambiente não condiz com o
refinamento de ambos. Não faz sentido, né?
Escolha a localização de seu negócio com
inteligência
A localização e o aspecto do seu estabelecimento
podem influenciar diretamente em sua demanda. De que adianta ter um restaurante
com foco em um público de bom poder aquisitivo, se ele está instalado no centro
de um bairro com problemas de segurança ou acesso? Estar atento a isso é
extremamente importante para o seu planejamento!
2 – VALORIZE SEUS FUNCIONÁRIOS
O salário que você oferece é compatível com o
mercado?
Essa não é a única motivação que você pode oferecer
a um funcionário, mas é preciso saber se o salário oferecido pelo seu estabelecimento
é compatível com o da concorrência. Um salário incompatível com o mercado pode
aumentar a rotatividade de pessoal e gerar bastante dor de cabeça. Contrate
pessoas qualificadas e pague-as como elas merecem. Você certamente terá um
melhor resultado em seu restaurante.
Cultive o espírito de equipe
Trabalhar para desenvolver a integração entre os
seus funcionários é essencial para o bom funcionamento do negócio.
Certifique-se de que todos trabalham direcionados para um mesmo objetivo e não
deixe de reforçar a importância do trabalho em equipe.
Para ajudar a integrar a equipe, você pode
organizar reuniões motivacionais, confraternizações, ações sociais que exijam a
participação de todos e etc. O importante é que todos estejam envolvidos em
projetos em prol de um mesmo objetivo sem a tensão do dia-a-dia para complicar.
Preocupe-se com as regras de Segurança do Trabalho
Você sabia que uma pia baixa pode deixar o seu
funcionário corcunda e isso pode gerar uma lesão por esforço repetitivo (LER)?
Sabia também que outras atividades simples como abrir uma lata ou fritar
batatas são consideradas uma operação de risco? Esteja atento às regras de
segurança do trabalho. Esse é um controle que, se você não fizer, o INSS fará
por você.
3 – RESPEITE A LEGISLAÇÃO
Vigilância Sanitária
A legislação sanitária é extremamente exigente
quando o assunto é restaurante. Você sabia que deve ser utilizada apenas água
potável para a manipulação dos alimentos? Essa é uma das exigências deste órgão
regulamentador.
Saiba mais sobre as regras da Vigilância Sanitária
para bares e restaurantes no site do SEBRAE e compreenda que, sem as leis, não
há como administrar um restaurante.
Legislação Local
Cada cidade e estado tem sua legislação. Na cidade
de São Paulo, por exemplo, a NFC-e (novo modelos fiscal adotado pelo Brasil
para o varejo) tem uma peculiaridade: os donos de bares e restaurantes são
obrigados a utilizar o S@T (um equipamento que faz a intermediação de geração
da nota fiscal eletrônica). Quais são as leis vigentes no município em que está
localizado o seu estabelecimento? Acompanhe de perto.
Leis Trabalhistas
Segundo o artigo 67, restaurantes legalmente
autorizados a funcionar aos domingos e feriados devem organizar escalas de
revezamento ou folga. Essa e outras leis trabalhistas devem ser cumpridas para
evitar processos e dificuldades com seus funcionários. Procure saber mais sobre
elas para não ter problemas futuros.
4 – APOSTE NA TECNOLOGIA
Se possível, adote as vendas online!
Já pensou em ter um cardápio digital com a cara do
seu restaurante? Com uma inteligência desse tipo, seu cliente tem a
oportunidade de fazer pedidos pelo próprio smartphone e você arrasa nas vendas
delivery. Além disso, através de um cardápio digital, você pode atualizar seus
pratos sem gastos com gráfica, seu cliente contará com a vantagem e autonomia do
autoatendimento e muito mais!
Saiba mais sobre cardápio digital.
Já ouviu falar em comanda eletrônica?
Comandas de papel podem dar margem à erros e
fraudes. Com o auxílio de uma comanda eletrônica, o dono de restaurante garante
agilidade e qualidade no atendimento à la carte, evita erros de pesagem em um
restaurante por quilo e adiciona ou extrai ingredientes de qualquer pedido de
maneira muito eficiente.
Saiba mais sobre comanda eletrônica.
Busque um recurso que te ajude a gerir o negócio
Um fluxo de caixa moderno dispõe de diversas
ferramentas para controlar a saúde financeira do seu negócio, permitindo que
você organize suas contas e tenha acesso à diversos relatórios. Ao escolher sua
ferramenta, prefira recursos integrados à sua frente de vendas.
5 – INVISTA NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Pesquisa da Satisfação
O que seu cliente tem a dizer? Identifique seus
gostos, queixas e sugestões através de pesquisas de satisfação e não deixe de
dar uma resposta ou feedback sobre a pesquisa. O ideal é responder um por um,
mas se não for possível, a pesquisa espontânea é a melhor. O modelo mais
conhecido é o das quatro carinhas, com opções de “ótimo, bom, regular e fraco”.
Que tal aderir para testar?
O que sobrou no prato?
Várias metades de hambúrguer jogadas fora indicam
falta de qualidade, afinal, rejeição também se pode medir pelo peso do lixo. Se
a meta de sobra- se você não tem uma meta, está na hora de pensar nisso – é de 25 gramas por cliente, o que passar
disso pode ser considerado um problema de qualidade. Fique de olho!
6 – CAPRICHE NO MARKETING
Redes Sociais
Nas redes sociais, você pode compartilhar imagens
dos seus pratos, anunciar promoções, divulgar matérias que possam interessar
aos visitantes e desenvolver um relacionamento com o seu cliente. Além disso,
se você puder investir um pouco, quase todas as redes permitem que você anuncie
seu negócio para o público de seu interesse através de banners.
Site
Grande ou pequeno, todo estabelecimento precisa
estar aonde estão os clientes. Sabemos que hoje a maioria das pessoas está na
internet, então, é importante que você esteja também. Invista em um bom site:
exalte seu menu, conte sua história, insira informações para contato… vale
tudo.
Google
7 – CULTIVE UM AMBIENTE AGRADÁVEL
Conforto
A área do seu estabelecimento deve ser dividida
confortavelmente para atender à clientela. Não se esqueça dos detalhes: o
acesso ao restaurante deve ser largo o suficiente para permitir a entrada e
saída de pessoas sem choque, deve-se disponibilizar rampas de acesso para a
entrada de portadores de deficiência (importantíssimo!) e o ambiente deve ser
climatizado. Tudo isso é fundamental para a satisfação do cliente.
Estética
Não dá para abrir mão do bom visual quando falamos
de restaurante, afinal, a experiência do cliente não acontece somente ao
ingerir as delícias que você serve em seu restaurante. Capriche nos detalhes!
Se a comida que você serve tem uma cultura própria, que tal ilustrar isso em
sua decoração?
Higiene
Não dá pra falhar nesse quesito, afinal, o cliente
é um fiscal tão exigente quanto a Vigilância Sanitária. Cuide de todos os
ambientes, não apenas da cozinha. Funcionários uniformizados de acordo com as
regras de higiene, um banheiro limpinho e talheres bem lustrados também são
importantes e farão a diferença na formação de opinião do seu cliente.
8 – GESTÃO FINANCEIRA
Meça seus custos
O acompanhamento diário dos custos de seu
restaurante é fundamental, principalmente por conta do desperdício. Além disso,
há o custo com o pessoal, que inclui pagamento de hora extra e faltas de
funcionários naquele dia. Para não ter surpresas no fim do mês, o ideal é abrir
o dia sabendo o custo do dia anterior para ter a possibilidade de descobrir
qualquer problema logo de cara, antes que ele se agrave. Controle seus custos
com eficiência!
Cuidado com os encargos e tributos
Nesse caso, é recomendada a contratação de uma
consultoria contábil e tributária, afinal, mesmo seguindo todas as normas, é
preciso ter um profissional à disposição para que você possa consultar em caso
de dúvidas e eventuais atualizações de processos. As leis (inclusive
trabalhistas) mudam com frequência e é difícil acompanhar a pauta do sindicato
com a correria do mundo dos restaurantes.
Economize!
Evite o desperdício e seja exigente quanto ao
controle de seu estoque. Também é possível reutilizar alimentos fazendo uso de
algumas técnicas culinárias que permitem ao seu chef de cozinha a extração
máxima da potencialidade de cada ingrediente, sem queda da qualidade. Pense
nisso!
9 – FIQUE DE OLHO NA CONCORRÊNCIA
Não menospreze ninguém
Mesmo o menor concorrente pode ter algo em seu
estabelecimento que sirva de inspiração para você. Acompanhe sua concorrência e
seja crítico sobre seu negócio: o que o concorrente faz e você não? De que
forma isso se aplicaria ao seu negócio?
Conheça seus diferenciais
Não se deve menosprezar um oponente, mas
menosprezar a si mesmo também é um erro grave. Quais são seus diferenciais?
Destaque-os sem medo. Além disso, procure desenvolver suas potencialidades. Há
muitas qualidades em nós e em nossos funcionários que não exploramos por falta
de tempo e planejamento.
Não fale mal da concorrência
Pesquisas indicam que o brasileiro rejeita
instituições que criticam seus concorrentes de forma agressiva e direta. Ao
fazer comparativos, seja diplomático. Exalte suas qualidades sem mencionar
defeitos dos concorrentes para ser mais respeitados.
10 – SEJA UM VERDADEIRO LÍDER
Mantenha-se informado
A vida dos donos de restaurantes é uma loucura,
mas, se você estiver bem informado, será mais fácil enfrentar as dificuldades
do dia-a-dia. Já pensou em fazer algum curso específico para gestores do seu segmento?
Se não for possível fazer um curso específico para gestores, procure ler o
máximo que puder! A internet fornece diversos materiais interessantes que podem
te ajudar a lidar melhor com as pessoas e com quaisquer surpresas do segmento.
Inspire seus funcionários
O antigo pensamento autocrático do “eu mando e você
obedece” não é tendência há tempos. O verdadeiro líder transmite confiança a
seus funcionários e conquista respeito através do exemplo. Ser seguido por medo
ou necessidade não é o ideal. Conquiste pessoas e permita que elas trabalhem
para você por lealdade.
Saiba delegar
Delegar funções corretas para as pessoas corretas é
essencial para manter uma equipe organizada e eficiente. Dessa maneira, além de
demonstrar confiança nos empregados, você também tem a liberdade para focar em
suas próprias responsabilidades sem se preocupar tanto com a execução de
determinados processos. O caminho para delegar é identificar os pontos fortes
de cada um da equipe e tirar o maior proveito possível disso.
Agora que você conhece as melhores práticas sobre
como administrar um restaurante e ficar de cuca fresca, é só colocar a mão na
massa. Siga nossas dicas, faça pesquisas adicionais e use sua criatividade para
oferecer ao seu cliente uma experiência ainda melhor.
Ah, e se precisar de ajuda,
pode contar conosco. Caso tenha dúvidas, você pode deixá-las nos comentários e
teremos prazer em responde-las.
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