Leia a história de um gerente em New York e veja
como conhecer seus processos faz toda a diferença, ATÉ PARA UM CHÁ! Vamos ao
fato!
O que era para ser uma queixa de um estabelecimento
em Nova York, feita no Trip Advisor, se tornou uma verdadeira “aula de
economia”, depois que o dono do estabelecimento resolveu explicar o porquê do
“alto preço” de uma xícara de água com limão.
Hannah C. escolheu o Bennett Café e Bistrô para ir
com amigos e, de acordo com sua opinião, a experiência foi ruim.
“Este lugar é absolutamente horrível. Fui ali para
tomar um chá da tarde com alguns amigos, e estava com pouco dinheiro. Pedi então
água quente com uma rodela de limão. Em primeiro lugar, a água não chegou junto
com o bolo e a bebida dos meus amigos. Depois, me cobraram 2 libras (cerca de
R$ 12) pela água quente e por uma fina rodela de limão. Quando eu perguntei
porque estava sendo cobrada uma quantia tão alta por um pouco de água, o garçom
disse, rudemente: ‘bom, você sabe quando custa um limão?’. Sim, e
definitivamente não é duas libras. Depois, ele me informou, erroneamente, que
um bule de chá para uma pessoa (que foi o que me cobraram) custa o mesmo preço
que um limão. Para demonstrar o quão ridículo isso era, meu amigo pediu um doce
de chocolate, que custava 1,90 libras. Lugar horrível, sem dúvida não o
recomendo, e o garçom rude que me atendeu deveria ser despedido. Não voltarei,
e aconselharei meus amigos e familiares a não irem lá”.
O dono do Bennett, Jay Rayner, resolveu então
responder a resenha “Lamento que você tenha se sentido explorada, e vou te
explicar porque não deveria ser assim. Você entrou no café, e o garçom mostrou
onde você deveria se sentar, entregou um cardápio, esperou para anotar o seu
pedido… Foi no caixa, pegou uma xícara, um prato e uma colher, e os levou à
cozinha. Lá, ele pegou uma faca, uma tábua e um limão. Cortou um pedaço e
colocou na xícara. Depois, voltou ao salão, pegou a água quente e levou a
xícara à sua mesa.
Quando você ia embora, ele imprimiu sua conta,
levou até você, processou seu pagamento com cartão de crédito e fez a cobrança
fora do caixa. Depois que você foi embora, ele pegou a xícara, o prato e a
colher, levou até a cozinha, lavou, secou – junto com a tábua e com a faca – e
guardou o limão. Depois, ele voltou ao salão para arrumar a xícara, o prato e a
colher, limpou sua mesa e deixou o cardápio ali, a espera do próximo cliente,
Isso toma, pelo menos, de 2 a 3 minutos de trabalho do garçom.”
E ele continua:
“O custo dos gastos gerais da empresa, quero dizer,
o aluguel, as taxas do negócio, os custos de eletricidade, os gastos bancários,
entre outros, giram em torno de 25,50 libras. Eu pago aos meu colegas um
salário digno e decente, levando em conta o pagamento de férias, seguro, e o
tempo produtivo antes de abertura e depois do fechamento do bistrô. O garçom
que lhe serviu me busca 12,50 libras por hora. Portanto, em conjunto, o custo é
de 40 libras por hora, o que significa que o custo de proporcionar o serviço de
2 a 3 minutos seria entre 1,34 a 2 libras. Então, o governo ainda acrescenta
20% de impostos, o que faz com que a xícara com água e limão, custe entre 1,60
e 2,40 libras”.
“Tenho que pagar os meus fornecedores, caso
contrário as instalações não estarão disponíveis para outras pessoas no futuro.
Concordo que tudo faz com que o preço de uma xícara de chá no centro da cidade
seja caro, comparado ao que você faz em casa, mas por desgraça, essa é a cruel
realidade da vida. Na verdade, são as instalações que custam dinheiro, muito
mais do que os ingredientes. Talvez, a má educação que você percebeu em mim foi
provocada pela falta de respeito que eu percebi em você por presumir que poderia
usar nossas instalações e ser atendida gratuitamente”.
Grande abraço
Equipe Lean Cook